Vereadores tiram dúvidas com a Comissão de Enfrentamento do Covid-19

Poderes Legislativo e Executivo estiveram reunidos para esclarecer todas as ações que ocorrem no município no período de pandemia

#Município POR JOSÉ EDUARDO SILVA 14 DE ABRIL DE 2020

Os nove vereadores da Câmara Municipal de Casimiro de Abreu estiveram reunidos com o prefeito Paulo Dames e membros da Comissão de Enfretamento da Covid-19, nesta terça-feira (14), na sede do Instituto de Previdência dos Servidores (IPREV-CA). Em pauta foram debatidas e questionadas as ações que o Poder Executivo vem implementando na prevenção do coronavírus no município.

O presidente do Legislativo, Lelei da Marmoraria, autor da proposta de unir os dois Poderes para discutir este assunto delicado que o país vem enfrentando, agradeceu a receptividade do prefeito em atender os vereadores neste encontro. Em sua primeira colocação, Lelei quis saber mais informações sobre a gerência da Prefeitura no Hospital de Campanha, que está sendo montando no distrito de Barra de São João.

De acordo com o secretário de Saúde, Ibson Dames, a Prefeitura não possui nenhuma gerencia sobre o Hospital de Campanha. Toda sua administração será de responsabilidade do Governo do Estado, através de uma Organização Social (OS). No local serão montados 100 leitos, sendo 20 de UTI e 80 de enfermaria.

Já o vereador Ramon Gidalte questionou sobre a queda de arrecadação que o município vem enfrentando devido a crise econômica e se isso poderia afetar a folha de pagamento dos servidores públicos municipais.

Segundo Matheus Sardenberg, secretário de Controle Interno, a curto prazo o salário dos servidores estão garantidos. "Caso a pandemia se estenda novos cálculos serão feitos de acordo com a arrecadação e a situação econômica do país. Sabemos que o momento é muito delicado. Pode ser que no futuro o prefeito tenha que fazer algumas medidas emergenciais", disse.

O vereador Dr. Adriano criticou as barreiras sanitárias quem vem sendo realizadas no município. Ele citou o exemplo dos municípios de Macaé e Rio das Ostras que estão sendo rigorosos nas vistorias.

"Neste primeiro momento as barreiras sanitárias são de orientação e conscientização. Temos dificuldades de fazer barreiras mais rigorosas por conta da geografia do município e do contingente de funcionários", justificou Ibson Dames.

Outros temas foram abordados como a distribuição de cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade, compra de equipamentos de proteção individual para os profissionais de saúde, paralisação dos programas sociais e o isolamento social.

"A reunião foi muito proveitosa para poder esclarecer alguns pontos em que vínhamos sendo cobrado nas ruas, mas não tínhamos respostas. Todas as dúvidas foram sanadas apesar de discordar de alguns tópicos. Sabemos que o momento é crítico. O prefeito deixou claro que vem cumprindo recomendações do Ministério Público Federal, e citou que não pode autorizar a abertura do comércio, pois poderá sofrer sanções de improbidade administrativa, caso haja um descumprimento da recomendação do MPF. Quanto aos projetos sociais, o prefeito prometeu retomar suas atividades assim que o serviço público for normalizado", finalizou Lelei da Marmoraria.